O novo módulo permite o lançamento de
eventos como Comunicação de Acidentes do Trabalho, Monitoramento de saúde e
Condições ambientais do trabalho e é mais uma ferramenta disponível para as
empresas e os profissionais da área, que podem usar tanto os sistemas próprios
de gestão, quanto o ambiente web, conforme sua conveniência.
Além de prestar as informações de
Segurança e Saúde no Trabalho - SST por meio dos sistemas próprios de gestão,
agora os empregadores ou as empresas e profissionais especializados poderão
também usar o novo módulo do eSocial para informar os eventos de SST.
Para utilizar o módulo web SST, será
necessário que o empregador acesse utilizando suas credenciais (certificado
digital, acesso via gov.br ou código de acesso e senha) ou faça uma procuração
eletrônica específica para a empresa ou profissional especializado, para o
envio dos eventos. A procuração é outorgada acessando o eCAC, da Receita
Federal.
O módulo SST traz as informações de vínculo necessárias para o correto
preenchimento dos eventos, além de inovar na sua apresentação, num formato mais
moderno e com utilização intuitiva para os usuários. Os formulários são
apresentados em formato de wizard, ou seja, um passo a passo
orientado, com consultas e automações que facilitam o preenchimento dos
eventos.
É importante ressaltar que não são
prestadas informações de SST para trabalhadores domésticos, a não ser as
Comunicações de Acidente de Trabalho - CAT, que são informadas no próprio
eSocial Doméstico.
Fonte: Portal eSocial