Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ., Brazil
Olá Pessoal - Sou, com mais de 30 anos de experiência, Advogado/Professor/Assessor/ Consultor/Facilitador, exclusivamente voltado a área de Gestão de Pessoas - Especialista em Direito do Trabalho - Previdenciário e Tributário. Autor e professor, por mais de 25 anos, do Curso de Departamento de Pessoal da COAD - Se você precisar de assessoria, inclusive no dia-a-dia do Recursos Humanos e do Departamento de Pessoal, ou de curso In Company entre em contato comigo.:

Pesquisar este blog

29 abril 2013

Construção Civil - Empreitada Total

 Não descaracteriza a empreitada total  o fracionamento do projeto de construção civil

 “Considera-se empreitada total a contratação de empresa construtora para realização da integralidade de uma obra de construção civil, assim entendida a execução de todos os serviços previstos no projeto da obra.
Há fracionamento projeto quando, como mencionado na inicial do presente processo tributário, existem outras edificações fabris no mesmo parque industrial, sendo cada bloco de responsabilidade de outras construtoras, cabendo a cada delas a responsabilidade pela execução de todos os serviços da sua parte da obra.
Tal situação não descaracteriza a empreitada total segundo o permissivo constante do inciso I do § 2º do artigo 24 da Instrução Normativa 971 RFB, de 2009. Decorre da contratação em empreitada total a solidariedade entre proprietário e construtora consoante o disposto na legislação previdenciária.
Base legal: Lei 8.212, de 24-7-1991, artigos 30, inciso IV; e 49; e Instrução Normativa 971 RFB, de 13-11-2009, artigos 19, inciso II, alínea ‘b’; 24, § 2º, I; 149; 154 e 322 e Solução de Consulta 23 SRRF 8ª RF, de 22-1-2013.

Nenhum comentário: